Pois bem... essa postagem vai definir de uma vez por todas sobre o que você precisa saber sobre eles, qual é o melhor, lembrando que existe um poder de influencia grandioso, um esquema todo montado para te fornecer da maneira mais facil, algo cada vez mais barato e sem qualidade.
Ele é uma forma possível dos hidratos de carbono; a forma mais comum de açúcar consiste em sacarose no estado sólido e cristalino. É usado para alterar (adoçar) o gosto de bebidas e alimentos. É produzido comercialmente a partir de cana-de-açúcar ou de beterraba.
Etimologia
A palavra açúcar tem sua origem primitiva no termo sânscrito sharkara (शर्करा) que significa "grão", "areia grossa". Chegou à língua portuguesa provavelmente pelo árabe al zukkar.
(fonte: wikipedia, empobrecidas informaçoes reais sobre o açucar, parece proposital)
No Brasil,
a sacarose é obtida por cristalização do caldo de cana e utilizada na alimentação, no fabrico do álcool, etc. Na Europa, a sacarose é produzida principalmente a partir da beterraba.
Até o século XVIII o açúcar era considerado um artigo de luxo e quase só usado como medicamento calmante. Foi a partir da disseminação da cana de açúcar na América e do açúcar de beterraba na Europa que se iniciou o consumo desse produto como hoje conhecemos.
É sabido que:
O açúcar mascavo não passa pelo processo que o açúcar "branquinho" passa, cujo processo jogam enxofre para dar a cor branca. O enxofre é uma substância muito tóxica, por isso o açúcar mascavo é recomendado para quem quer uma boa saúde.
AÇUCAR MASCAVO x AÇUCAR REFINADO
Sem nenhum aditivo químico, o açúcar mascavo é rico em nutrientes e vitaminas. Pode ser utilizado por pessoas que buscam uma alimentação natural e sadia.
Lembrando que a melhor forma de obter vitaminas é tomando o caldo de cana ou chupando a cana cortada.
Lembrando que a melhor forma de obter vitaminas é tomando o caldo de cana ou chupando a cana cortada.
Antigamente o mascavo era conhecido, principalmente nas regiões norte e nordeste, com o nome de rapadura. É feito com caldo de cana fervido até dar ponto de liga, depois vai para a fôrma para endurecer. Para facilitar na hora de adoçar os alimentos, é moído. Como esse tipo de açúcar não passa por nenhum processo de industrialização, ele é natural e mantém todos os nutrientes contidos na cana-de-açúcar, porem muitos desativados. É fonte de carboidrato, potássio, cálcio, magnésio, fósforo e vitaminas A, D, E, C e do complexo B. Também possui sacarose, que é um tipo de carboidrato que garante energia.
Não é porque ele contém todas essas vitaminas e esses sais minerais que deve ser consumido sem limites. Quanto menos açúcar você comer, é melhor para o seu organismo. Claro que, na hora de adoçar certos tipos de alimentos, vale a pena optar por esse tipo de açúcar, mais saudável do que os outros. Veja tudo que o açúcar mascavo tem:
Com coloração mais escura, esse tipo de açúcar cumpre duas funções: tornar os alimentos doces e nutrir. Duas colheres (de sobremesa) do produto contêm cerca de 80 calorias. Quem está em constante vigília com o peso deve maneirar na quantidade, mas não deixar de ingeri-lo, já que ele alivia aquela vontade incontrolável de comer um doce. Consuma apenas o necessário.
Se o açúcar mascavo possui apenas 10 calorias a menos que o branco em cada 100 g, por que optar por ele? A resposta é bem simples. O açúcar refinado, além de ser um produto químico com direito até a corante para ficar branco, ainda é o exemplo máximo das chamadas calorias vazias: fornece energia, mas sem nenhum benefício extra.
Por exemplo, não tem vitaminas nem minerais. Ou seja: você sacia a fome sem ganhar nada com isso, a não ser quilos extras. Já o mascavo possui calorias, porém fornece boas doses de magnésio, potássio, fósforo, cobre e outros nutrientes importantes para o organismo. Se você quer algo mais do que calorias, vá de mascavo!
Outros tipos de açúcares:
● Refinado: é feito através do melado da cana-de-açúcar. No refinamento ele recebe substâncias químicas para ficar branco, perdendo praticamente todas as vitaminas e sais minerais sobrando apenas energia.
● Adoçante: são substâncias químicas e danosas ao organismo que substituem o açúcar, como a sacarina, o ciclamato e o aspartame. Contém 0% de calorias. Risque isso da sua vida!
● Mel: é elaborado no organismo das abelhas a partir do néctar de flores. É riquíssimo em nutrientes e vitaminas como B 6 e C. Porem é dispensavel pois é muito concentrado..
● Demerara: é um tipo de açúcar mascavo desidratado. Como não passa por processo de branqueamento, é mais escuro.
● Orgânico: é igual ao mascavo, porém há muito cuidado no plantio da cana-de-açúcar, que é totalmente sem agrotóxico ou fertilizantes químicos, melhorando suas características física e química.
Qual a diferença do açucar mascavo para o cristal ?
Mascavo
É o açúcar bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como o açúcar mascavo não passa pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais minerais. Mas seu gosto, bem parecido com o do caldo de cana, desagrada a algumas pessoas
Cristal
É o açúcar com cristais grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos em água. Depois do cozimento, ele passa apenas por um refinamento leve, que retira "só" 90% dos sais minerais. Por ser econômico e render bastante, o açúcar cristal sempre aparece nas receitas de bolos e doces.
5 comentários:
Muito bom esse post!
Qual seria o mais indicado para o diabético?
gostei das ideas que vcs poram do açucar mascavo.
muito bom mesmo
o mais indicado para o diabetico e para todas as pessoas é tentar utilizar somente algo proximo do natural, ou seja, o farelo de rapadura ou o açucar mascavo. porem diabeticos devem antes de tudo saber o que realmente é a Diabetes...
Postar um comentário