''O QUE PODEMOS FAZER PARA QUERER FIRMEMENTE AQUILO QUE RECONHECEMOS SER O MELHOR PARA NÓS E PARA NOSSA ESPÉCIE?''

1 de nov de 2009

Açucar Mascavo e Cristal, informações gerais


Certamente voce ja ouviu falar, nao prestando assim tanta atenção, sobre aquele açucar que não é muito doce, de cor marrom, mas ja que voce usa venenos, use os mais proximos da natureza que vc achar!

Pois bem... essa postagem vai definir de uma vez por todas sobre o que você precisa saber sobre eles, qual é o melhor, lembrando que existe um poder de influencia grandioso, um esquema todo montado para te fornecer da maneira mais facil, algo cada vez mais barato e sem qualidade.

Ele é uma forma possível dos hidratos de carbono; a forma mais comum de açúcar consiste em sacarose no estado sólido e cristalino. É usado para alterar (adoçar) o gosto de bebidas e alimentos. É produzido comercialmente a partir de cana-de-açúcar ou de beterraba.


Etimologia
A palavra açúcar tem sua origem primitiva no termo sânscrito sharkara (शर्करा) que significa "grão", "areia grossa". Chegou à língua portuguesa provavelmente pelo árabe al zukkar.

(fonte: wikipedia, empobrecidas informaçoes reais sobre o açucar, parece proposital)


No Brasil,
a sacarose é obtida por cristalização do caldo de cana e utilizada na alimentação, no fabrico do álcool, etc. Na Europa, a sacarose é produzida principalmente a partir da beterraba.
Até o século XVIII o açúcar era considerado um artigo de luxo e quase só usado como medicamento calmante. Foi a partir da disseminação da cana de açúcar na América e do açúcar de beterraba na Europa que se iniciou o consumo desse produto como hoje conhecemos.

É sabido que:
O açúcar mascavo não passa pelo processo que o açúcar "branquinho" passa, cujo processo jogam enxofre para dar a cor branca. O enxofre é uma substância muito tóxica, por isso o açúcar mascavo é recomendado para quem quer uma boa saúde.


AÇUCAR MASCAVO x AÇUCAR REFINADO
Sem nenhum aditivo químico, o açúcar mascavo é rico em nutrientes e vitaminas. Pode ser utilizado por pessoas que buscam uma alimentação natural e sadia.

Lembrando que a melhor forma de obter vitaminas é tomando o caldo de cana ou chupando a cana cortada.
Antigamente o mascavo era conhecido, principalmente nas regiões norte e nordeste, com o nome de rapadura. É feito com caldo de cana fervido até dar ponto de liga, depois vai para a fôrma para endurecer. Para facilitar na hora de adoçar os alimentos, é moído. Como esse tipo de açúcar não passa por nenhum processo de industrialização, ele é natural e mantém todos os nutrientes contidos na cana-de-açúcar, porem muitos desativados. É fonte de carboidrato, potássio, cálcio, magnésio, fósforo e vitaminas A, D, E, C e do complexo B. Também possui sacarose, que é um tipo de carboidrato que garante energia.

Não é porque ele contém todas essas vitaminas e esses sais minerais que deve ser consumido sem limites. Quanto menos açúcar você comer, é melhor para o seu organismo. Claro que, na hora de adoçar certos tipos de alimentos, vale a pena optar por esse tipo de açúcar, mais saudável do que os outros. Veja tudo que o açúcar mascavo tem:


Com coloração mais escura, esse tipo de açúcar cumpre duas funções: tornar os alimentos doces e nutrir. Duas colheres (de sobremesa) do produto contêm cerca de 80 calorias. Quem está em constante vigília com o peso deve maneirar na quantidade, mas não deixar de ingeri-lo, já que ele alivia aquela vontade incontrolável de comer um doce. Consuma apenas o necessário.

Se o açúcar mascavo possui apenas 10 calorias a menos que o branco em cada 100 g, por que optar por ele? A resposta é bem simples. O açúcar refinado, além de ser um produto químico com direito até a corante para ficar branco, ainda é o exemplo máximo das chamadas calorias vazias: fornece energia, mas sem nenhum benefício extra.
Por exemplo, não tem vitaminas nem minerais. Ou seja: você sacia a fome sem ganhar nada com isso, a não ser quilos extras. Já o mascavo possui calorias, porém fornece boas doses de magnésio, potássio, fósforo, cobre e outros nutrientes importantes para o organismo. Se você quer algo mais do que calorias, vá de mascavo!

Outros tipos de açúcares:

● Refinado: é feito através do melado da cana-de-açúcar. No refinamento ele recebe substâncias químicas para ficar branco, perdendo praticamente todas as vitaminas e sais minerais sobrando apenas energia.

● Adoçante: são substâncias químicas e danosas ao organismo que substituem o açúcar, como a sacarina, o ciclamato e o aspartame. Contém 0% de calorias. Risque isso da sua vida!

● Mel: é elaborado no organismo das abelhas a partir do néctar de flores. É riquíssimo em nutrientes e vitaminas como B 6 e C. Porem é dispensavel pois é muito concentrado..

● Demerara: é um tipo de açúcar mascavo desidratado. Como não passa por processo de branqueamento, é mais escuro.

Orgânico: é igual ao mascavo, porém há muito cuidado no plantio da cana-de-açúcar, que é totalmente sem agrotóxico ou fertilizantes químicos, melhorando suas características física e química.




Qual a diferença do açucar mascavo para o cristal ?

Mascavo
É o açúcar bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como o açúcar mascavo não passa pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais minerais. Mas seu gosto, bem parecido com o do caldo de cana, desagrada a algumas pessoas

Cristal
É o açúcar com cristais grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos em água. Depois do cozimento, ele passa apenas por um refinamento leve, que retira "só" 90% dos sais minerais. Por ser econômico e render bastante, o açúcar cristal sempre aparece nas receitas de bolos e doces.



5 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom esse post!

Anônimo disse...

Qual seria o mais indicado para o diabético?

Anônimo disse...

gostei das ideas que vcs poram do açucar mascavo.

Anônimo disse...

muito bom mesmo

le disse...

o mais indicado para o diabetico e para todas as pessoas é tentar utilizar somente algo proximo do natural, ou seja, o farelo de rapadura ou o açucar mascavo. porem diabeticos devem antes de tudo saber o que realmente é a Diabetes...

Total de visualizações de página