''O QUE PODEMOS FAZER PARA QUERER FIRMEMENTE AQUILO QUE RECONHECEMOS SER O MELHOR PARA NÓS E PARA NOSSA ESPÉCIE?''

10 de dez de 2009

Perguntas Frequentes Sobre o Consumo De Carne


E as plantas, não é errado comê-las?
Plantas não sentem dor pelo simples fato de não terem sistema nervoso nem nervos, é questão científica mesmo. Mas mesmo considerando que sim, eles sentem dor, quantos milhões de vegetais você mata ao comer um boi que cresceu comendo vegetais? Um boi leva, em média, 4 anos e meio para ser morto para alimentação, neste período ele consome muitos vegetais, concorda?


"A produção de grãos de uma fazenda com 100 hectares pode alimentar 1.100 pessoas comendo soja, ou 2.500 com milho. Se a produção dessa área for usada para ração bovina ou pasto, a carne produzida alimentaria o equivalente a oito pessoas."
Fonte


Se animais matam outros animais para se alimentar, porque deveríamos agir de forma diferente?
Os animais que matam para se alimentar não poderiam sobreviver se agissem de outra forma. Este não é o nosso caso. Nós, humanos, na verdade nos tornamos mais saudáveis quando adotamos uma dieta vegetariana. Além disso, se nós não costumamos nos comportar como animais, por que deveríamos abrir uma exceção para este caso?


Os seres humanos não têm que comer carne para permanecer saudáveis?
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e a Associação Dietética Americana, dois órgãos que são referência mundial em questões alimentares, endossaram dietas vegetarianas. Pesquisas demonstraram também que vegetarianos possuem sistemas imunológicos mais fortes, e que os consumidores de carne têm duas vezes mais chances de morrer de doenças cardíacas e probabilidades 60% maiores de morrer de câncer. O consumo de carne, leite e seus derivados tem sido ainda relacionado a diversas outras doenças, como diabetes, artrite e osteoporose.


Os vegetarianos ingerem proteína suficiente?
Em boa parte dos casos, o problema é ingerir proteína em demasia, não em quantidade insuficiente. Muitos dos que consomem produtos de origem animal ingerem três ou quatro vezes mais proteínas do que necessitam. Há uma enorme variedade de alimentos vegetarianos ricos em proteínas, como massas, pães, feijões, ervilhas, milho e até mesmo cogumelos. Quase todos os alimentos contêm proteína. É quase impossível não obter proteína suficiente em uma dieta que possua a quantidade de calorias adequada, mesmo que não se faça uma escolha mais cuidadosa dos alimentos. Por outro lado, proteína em demasia é uma das principais causas conhecidas de osteoporose e doenças renais.


Comer carne é natural. Tem sido assim por milhares de anos. Nós evoluímos desta maneira.
Na verdade, nós não evoluímos para comer carne. Animais carnívoros possuem dentes caninos pontiagudos, garras e um trato digestivo curto. Os seres humanos, em seu atual estágio de evolução, não apresentam garras nem caninos desenvolvidos. Temos molares lisos e um trato digestivo longo, muito mais adequado a uma dieta de vegetais, grãos e frutas. Comer carne é perigoso para nossa saúde; contribui para o aparecimento de doenças cardíacas, câncer e uma infinidade de outras doenças.


Se todos passassem a comer apenas alimentos de origem vegetal, haveria bastante comida para todos?
Boa parte da safra mundial de grãos é na verdade destinada a alimentar o gado. Desta forma, se todos se tornassem vegetarianos, haveria muito maior abundância de alimentos. Nos Estados Unidos, por exemplo, 80% do milho produzido são usados na alimentação dos animais criados para consumo. Em todo o mundo, o gado consome uma quantidade de alimento equivalente às necessidades calóricas de 8,7 bilhões de pessoas - mais do que toda a população humana do planeta.


Os fazendeiros tratam seus animais muito bem, ou eles não produziriam tanto leite e ovos.
Os animais nas fazendas não ganham peso, produzem leite e colocam ovos porque se sentem confortáveis, contentes, ou são bem tratados, mas, na verdade, porque foram manipulados especialmente para fazer estas coisas, com drogas, hormônios e técnicas de criação e seleção genética. Além disso, os animais criados para produção de alimentos, mesmo vacas leiteiras e galinhas poedeiras, hoje são abatidos em idade extremamente jovem, antes que as doenças e a miséria os dizimem. É mais lucrativo para os fazendeiros absorver as perdas ocasionadas por mortes e doenças do que manter os animais em condições humanitárias.


Vegetarianismo é uma questão de escolha pessoal. Não tente forçar os outros a fazer esta escolha.
De um ponto de vista moral, as ações que prejudicam outros não são questões de escolha pessoal. O assassinato, o estupro, o abuso de crianças e a crueldade para com os animais são atitudes imorais. Nossa sociedade incentiva hoje o hábito de comer carne e a crueldade nas unidades de criação de animais, mas a história nos ensina que esta mesma sociedade um dia encorajou a escravidão, o trabalho infantil e muitas outras práticas agora universalmente reconhecidas como imorais.


Eu conheço um vegetariano que não é saudável.
Há, claro, vegetarianos que não são saudáveis. Assim como há comedores de carne na mesma situação. Mas o fato é que as pesquisam comprovam que dietas vegetarianas bem variadas e de baixo teor de gordura criam melhores condições para uma vida mais longa e saudável.


Mas eu não matei o animal.
Não, mas financiou sua morte, tornando-se responsável direto por ela. Sempre que você compra carne, assina um atestado de culpa: a morte daquele animal foi para seu usufruto e você pagou por ela.
Se o problema é provocar sofrimento ou dor, então um animal que tenha morrido de morte natural ou um ser humano em coma podem virar bifes?
Sim, quando você achar um cachorro na rua atropelado, se sentir vontade, pode comer o corpo, não vejo problema nisso.

E as Proteinas?
Erroneamente falam que a proteina só é obtida de forma relevante se for de origem animal. Mas veja... vivemos num mundo sem fronteiras para informação, basta usar a internet e em livros e checar com seus olhos, existem inúmeros pratos e receitas com alimentos ricos em proteína, agora se você acha que vale a pena matar, privar, escravizar animais da nossa Terra para usufruir do gosto e de seus nutrientes. O grande interessado nisso é a grande indústria do confinamento e morte animal, a opção ética, de coesão e inteligencia é sua.

A alimentação vegetariana/vegana é mais cara...
Não é tão mais cara, alguns alimentos tem um preço um pouco mais elevado, nada que nao dê para comprar. Porém a quem fale que o bolso é mais importante do que a saúde, é.. isso varia de pessoa pra pessoa.


veja mais sobre a proteina e também faça o donwload da tabela de substituição de proteína animal pela vegetal. Clique aqui.

5 comentários:

Wagner disse...

Muito interessante este blog!
Contudo, não sei porque os vegetarianos gostam tanto de afirmarem que o fazem. Todas as pessoas que não o são, o fazem? ou afirmam que não o são?
Quanto aos vídeos, a ideologia é a mesma: mostrar que estão certos e deveríamos ser naturalistas.
Bem, considerando Charles Darwin, se a vaca, por exemplo, fosse quem tivesse desenvolvido um cérebro semelhante ao nosso, será que elas não dominariam as coisas? Assim, ser natural hoje, é ser natual como no passado pré-histórico, ou só não beber leite, e não comer carne e ovos? A qual modelo natural devemos seguir?

Os skimós sobreviveram com quais vegetais? Eles não tem direito à vida? Qual é a vida natural deles?

Bem, entendo que a alimentação é importante para viver bem, porém acredito que o homem tem uma condição de escolha que os animais e vegetais não tem. Porém veja bem, as bactérias e fungos não se alimentam de tudo, "inclusive do homem"? Nós temos escolha de não ficar doentes por infecção por fungos?

Bem, enquanto estou aqui escrevendo esse comentário estou gastando muitos watts energéticos vindos de uma hidrelétrica que muda totalmente a natureza, e posso ser vegetariano ou não, cristão ou budista e nada muda. Porquê?

Até mais...

Visite meu blog
homolitteras.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá, Wagner.
Eu não tenho resposta para todas as perguntas, includive pq não sou dona da verdade. Tornei-me vegetariana há pouco tempo, pq entendi os benefícios disso para minha vida. Como tudo o que descobrimos, que é bom, queremos compartilhar com os outros, pq queremos o melhor para as pessoas. Se vc acredita nas palavras de Jesus, quer divulgá-las às pessoas, não é?(como exemplo) Como eu tb acredito que o vegetarianismo tem muitos pontos positivos, quero mostrar às pessoas o que aprendi. Cabe a cada um decidir o que quer prá si.
Quanto à energia gasta para vc usar um PC, eu até concordo em parte. Mas agradeço por poder ter acesso a essa tecnologia, pois os benefícios que tem me trazido, compensam os gastos com energia (q nem é tanto assim). Tenho adquirido muito conhecimento atravez da internet.
Bem, essa é minha humilde opnião...

Anônimo disse...

Dois erros, q não consegui corrigir depois
*inclusive
*através
kkkkk

le disse...

exatamente =), vc poder ver e ajudar um mendigo na calçada, porem , o que impede de ajudar o mendigo que vc NAO ve mais sabe que existe? pq vc prefere ficar em casa domingo atarde do que ajudar um catador de papel que fica no sol o dia inteiro? é mto complicado...

Wagner Ortiz disse...

Obrigado pela resposta! Agora vê se visite meu blog tá bom! tenho uma pergunta sobre Tibicos. Posso comê-los? teria algum jeito especial de prepará-los-?

Um abraço!

Total de visualizações de página