''O QUE PODEMOS FAZER PARA QUERER FIRMEMENTE AQUILO QUE RECONHECEMOS SER O MELHOR PARA NÓS E PARA NOSSA ESPÉCIE?''

24 de jan de 2010

Frugivorismo, Frutarianismo, Crudivorismo, Leis Naturais e Dieta 80/10/10


O Frugivorismo nada mais é que uma alimentação pessoal com base em frutas, algumas folhas como alface e aipo, castanhas e nozes, e frutas nao-doces como tomate, pimentão e pepino.




 
O ALIMENTO NÃO DEVE SOFRER MODIFICAÇÃO NÃO-NATURAIS.
ELE DEVE SER AGRADÁVEL AO PALADAR HUMANO, E TAMBÉM DEVE POSSUIR A FACILIDADE DE CONSUMO, CASO CONTRARIO É CONSIDERADO INADEQUADO PARA O SER HUMANO, POR SIMPLES DEDUÇÃO.
SE DESDE OS ANOS REMOTOS EM QUE VAGAMOS PELA SUPERFÍCIE TERRENA, NÃO NOS ACOSTUMAMOS COM ALGUM GOSTO, DE ALGUM LEGUME ou VEGETAL E SEMENTE, É DEDUTÍVEL QUE NOSSA ALIMENTAÇÃO FOI DERIVADA DE OUTRO TIPO DE ALIMENTO, SENDO QUE USARÍAMOS COMO BASE ALIMENTICIA O QUE NOS AGRADA AO NATURAL, OU SEJA, AS FRUTAS E ALGUNS OUTROS ALIMENTOS.


O FRUTARIANISMO:

ele se restringe a alimentação de frutas, o que nos tempos atuais, pode ser consideravel inviável a longo prazo, pois se não obtivermos alguns nutrientes provenientes de folhas, não um complexo de saúde.
Então o frugivorismo seria o adequado a nossa dieta alimentar fisica.

já o CRUDIVORISMO é aceitável, porém, descartado pelos mais estudiosos, pois ele ainda chega a consumir muitos tipos de diferentes espécies de alimentos, e muito dessas espécies, possuem grande teor de celulose que não podemos digerir, toxinas e acidos irritantes . Logo se não podemos digerir seu componete [celulose] e se sabemos que toxinas e ácidos nao sao bons... nao ha duvida para deixar de consumir.


O FRUGIVORISMO tem base na observação natural e intuição natural, ''leis naturais'', ou seja:

Se um abacate possue gosto enjoativo e muita gordura, então surge o intuito de que ele só pode ser comido poucas vezes. A Castanha-do-Pará, tem uma casca dura de se quebrar sem alguma ferramenta ou pedra pesada, logo se deduz que, não foi criada para ser consumida em excesso, a jaca é grande e pesada[pode chegar a 40 kg], e tem cheiro forte após aberta, ainda possui um Grude extremamente pegajoso no caule, sem contar a casca pontiaguda, sao apenas 3 exemplos, a natureza é sabia e toda a sua criação natural tem suas características específicas.

A Carne é outro exemplo que nao poderia faltar, é incompatível intelectualmente dizer que nós humanos comíamos carne crua por mera nutrição, a carne tem um gosto horrível ao natural, e para se obter é necessário muito esforço e crueldade, e se nós nos alimentávamos dela num passado remoto, porque hoje não somos adaptados a come-la ao estado natural? ou a sentir prazer em matar um animal para estripa-lo, remover as entranhas do instestino, os vermes, e todo o resto, e porque nossos corpos nao são adaptados fisicamente para a injestão da mesma? - Todos ja estamos cansaaados de saber que nossos dentes, intestinos, e instestinosnão promovem a utilização da carne como meio de nutrição.

o bom e velho experimento sobre instinto:
supomos que em um lugar exista uma criança de 2 anos e no seu lado existem uma nectarina e do outro um animalzinho - a criança iria comer qual?


Você ja viu um animal comendo algo que nao gostase?
Dê uma cebola crua a uma criança de 3 anos.
Agora dê um pedaço de mamão papaya a ela.

Algum animal selvagem mistura seus alimentos nas refeições?
Tente ler 3 livros ao mesmo tempo, sua mente nao daria conta disso.
É a mesma coisa no sistema digestivo, ele foi feito para trabalhar com um tipo de alimento por refeição.

fim das minhas opiniões
Ficheiro:Fruit Stall in Barcelona Market.jpg
veja quanta diversidade, existem centenas de frutas agradáveis

Após ficar 6 meses no VEGANISMO ~~> (a nao utilização de produtos de origem animal tanto como alimento como vestes e utensílios, ou seja, a valorização da vida em geral)


Optei por seguir no caminho do 
Frugivorismo Higienista 80/10/10
(dieta hipo-lipída ou seja, de baixa gordura)


Estou seguindo a as ideias da 80/10/10 que é regular basicamente 80%carboidratos, 10%proteinas e 10%gorduras.

De acordo com o Autor, Dr Graham, a recomendação seria gastar a mesma quantidade de calorias basais ( base para o funcionamento do corpo ) para a prática de exercícios extras, ou seja, praticar exercícios físicos, como nadar, correr, etc.

A Caloria Basal é obtida através da multiplicação da massa (seu peso) X 20.

  • Exemplo: 70kg x 20 = 1400 ~~> logo uma pessoa em média teoricamente necessita de 1400 calorias basais diárias para sobreviver em estato inerte.
  • A Dieta recomenda então consumir o mesmo tanto de calorias em exercicios extras, entao dobra-se e temos 2800 kcal diárias para nos alimentarmos.


Agora vamos a mais contas:
Como dito, é uma dieta Frugívora, Higienista ~~> (leis naturais, hábitos alimentares coerentes, etc) entao fazemos a soma planejada da caloria dos alimentos que ingerimos no dia.
A banana o elemento essencial para a alimentação humana pode ser considerada base para essa dieta, uma do tipo Nanica tem em média 90 Kcal, para satisfazer a qtidade de calorias só em bananas nanicas, a pessoa precisaria consumir umas 30 bananas por dia, heheh é mta banana...

Praticando a monorefeição ou refeição exclusiva:
É a adequada, ja tendo em vista que noso sistema digestivo, otimizará a absorvição dos nutrientes com mais aproveitamento e não perderia nutrientes, misturando as enzimas e aquela bagunça toda no hora da digestão... então não misture as refeições com nenhum outro tipo de fruta.


*Na dieta é Aceitável misturar no caso, as saladas, como frutas nao-doces, alfaces, aipo. [*isso será revisado]


O ideal seria 2 refeições ao dia, e no final da tarde uma grande salada.


para uma pessoa de 70 kilos ficaria assim:


12:00 - 1000kcal de fruta [ex: bananas]
16:00 - 1000kcal de fruta [ex: mangas]

e para completar a salada.

Confesso que é meio dificil praticar so essas refeições por enquanto.


 essa foi minha primeira refeição, muitas bananas amassadas!!!
é incrível como nao injoa, todas as vezes estão boas e suculentas kkk

Eu ainda pratico de 3 a 4 Mono-Refeições ao dia.

sendo assim, estou ingerindo 90% de frutas e de resto alguma salada as vezes, porem mtos dias a dieta é 100% frutas, regularmente me alimento com 2 ou 3 castanhas-do-pará pela manha, e 1 vez ou outra. frutas dificeis [abacate, jaca, noz, etc]


 EXPERIÊNCIA E RESULTADOS

Estou na dieta a 15 dias,
meu peso é estável, eu me alimento mto bem, nao sinto nenhum tipo de fraqueza, pratico minha atividades normais diariamente, leio, pratico exercícios livres quase diariamente, entre outros.


As mudanças realmente acontecem, existem mudanças na arcada dentária, ela se ajusta melhor ao maxilar ~~> Eu tinha dificuldades em passar o fio dental, mas agora ele passa bem em TODOS os dentes. Não utilizo creme dental tbm, e meus dentes sao mto limpos e brancos.
Mudança corporea, o corpo fica altamente definido, sem gordura lateral, aparência física muda, mas é preciso praticar exercícios!, nao precisa de muito, mas é preciso, não basta ficar em casa na frente do computador sem postura, torto... deve ter uma postura e praticar alguma coisa durante a manha.
Eu tinha caspa, tinha.
Algumas espinhas do ombro e costas estão quase todas cicatrizando.
Cravos faciais estão desaparecendo.
A questão da Sede é radicalmente diminuída, seguidores dessas dietas quase nao tomam água e urinam muitas vezes ao dia, fato de que as frutas possuem muita água.
Na questão da saúde, algo me intui que ela esta cada vez mais sólida, nem se abala com o externo. Essa sensação é ótima.
O odor corporal é mínimo.
Me sinto muito melhor, com mais energia do que antes.

A QUESTÃO DAS NECESSIDADES:
No inicio, urinei muito hehe, de 10 a 15 vezes por dia, mas com o tempo foi diminuindo, pois ocorre um processo de desintoxicarão, porem eu sempre consumi coisas naturais, então foi mais fácil e nao tive nenhum sintoma estranho.
Na questão das fezes também, é normal, de 1 a 2 ou 3 vezes, dependendo a quantidade e o que comemos, digamos que fica até mais fácil e sem odores.

as que lembrei foram essas... =)

Praticidade:
as pessoas que não são adéptas a essa dieta (Frugívora, Frutariana ou Crudivorista) acho que não sabem o que é não precisar mais ter que comprar alimentos, cozinhar, utilizar utensílios para cozinha,fogão, agua para lavar pratos, preocupações.
Não ha mais necessidade de se sustentar com essas coisas modernas que so servem para gerar lixo, degradar o meio ambienta, gerar empregos que destroem as pessoas, e sustentar um sistema falho e indubitavelmente paradoxal à existência humana, sendo que nos nascemos para viver e ser e nao ter para viver.

A economia é estrondosa, existe sacolão, feiras, quitandas, em qualquer canto, basta conversar, perguntar e ir a traz. Logo só de se pensar que nao geramos mais lixo degradantes e nao sustentamos esses crimes cometidos contra a natureza, ja sinto uma leveza e felicidade.


                 Em resumo                 
está tudo ótimo comigo estou me sentindo excelente e satisfeito!!
Recomendo à todos a realização dessa dieta, mesmo que só para experimentar.
Saiba que nao adianta ficar na mesmice, e REVERENCIANDO teorias e medicinais e falsas informações sobre o corpo humano e nutrição.

A PRÁTICA DERROTA A TEORIA

é o maior frase a se pensar sobre o frugivorismo. Eu Experimentei, muitos ja vivem disso no mio urbano, e estamos aqui, saudáveis e até mais evoluídos.
Nossos parentes primordiais, evoluíram disso, fomos distanciados pela ilusão humana recente de que nao precisamos disso, de que não somos parte de tudo, de que nao precisamos da natureza, isso é no mínimo, NEGAR E SUBJUGAR A ESSÊNCIA, a natureza é necessária, o convívio com ela apenas traz paz, harmonia, contemplação, evolução, inteligência, observação.

Precisamos imaginar um mundo melhor, diferente do que hoje vivemos, principalmente nessa sociedade ocidental viciada em horríveis costumes e tradições ridículas, precisamos abrir a mente, e imaginar um mundo sem guerras, sem monetarismo[?], sem discriminação, e sem a ilusão da liberdade de pensamento e dos atos, isso absolutamente nao é utópico, e com o frugivorismo, eu creio! isso é indubitavelmente possivel!!!

Basta pensar como um todo, deixar os egos e vícios pra lá.
Autoconhecer e Buscar a verdade

ESPERO TER ABRANGIDO A MENTE DE VOCÊS COM ESSAS INFORMAÇÕES, QUALQUER DUVIDA ENTRAR EM CONTADO, ATRAVÉS DA COMUNIDADE SAÚDE FRUGAL OU NO MEU ORKUT, OU COMENTÁRIO AQUI MESMO.

AGRADEÇO A VISITA =)

LINkS MUItO uTEIS

5 comentários:

le disse...

copiei para cá. =)

Malu Paes Leme disse...

Olá!
Que máximo seus blogs! Parabéns! Venho te responder sua pergunta sobre se eu faço monorefeições. Sim, eu faço. Na maioria das vezes minhas refeições são de uma só fruta, ou às vezes misturo 2, mas no máximo 3 na mesma refeição. gosto da simplicidade :-)

Vou dar uma olhada no seu blog, mas pelo pouco que vi, achei muito legal.

Um grande beijo!

Malu
www.alimentacaointeligente.blogspot.com
22 de janeiro de 2010 13:15

Anônimo disse...

Por favor, me passe o seu cardápio completo, começando desde ao acordar até na hora de dormir.
Você pratica exercícios físicos? Quais?
E uma dúvida sobre o sal: o que você faz para substituir o sal que o organismo necessita?

Thais Diniz disse...

Olá, gostaria de saber se você ainda está seguindo essa dieta.
Sou vegana há um ano, mas agora estou sentindo a necessidade de levar uma alimentação ainda mais natural.

Anônimo disse...

I seriously love your blog.. Very nice colors
& theme. Did you build this amazing site yourself? Please reply back as I'm wanting to create my own blog and would love to know where you got this from or just what the theme is called. Appreciate it!

Stop by my page; vakantiehuisje frankrijk :: ::

Anônimo disse...

This is the perfect blog for anyone who would like to find out about this topic.
You understand so much its almost hard to argue with you (not that I really
will need to…HaHa). You certainly put a brand new spin on a topic
which has been written about for decades. Wonderful stuff, just wonderful!


Feel free to visit my site: luxe vakantiehuisjes

Total de visualizações de página