''O QUE PODEMOS FAZER PARA QUERER FIRMEMENTE AQUILO QUE RECONHECEMOS SER O MELHOR PARA NÓS E PARA NOSSA ESPÉCIE?''

29 de mar de 2010

Artigos sobre Jejum #1

Eu dei uma visualizada em algumas paginas e vou postar cada uma aqui:

Para a maioria das pessoas, pode soar como novidade que o jejum é um recurso terapêutico. Isso, porém, é sabido desde que o mundo é mundo.

Na sábia natureza por exemplo, os animais, quando estão doentes, procuram um lugar sossegado onde possam descansar e se abstém de alimento até estarem recuperados.

A Natureza capacitou seus filhos das condições para permanecer períodos variáveis sem alimento. Amimais que hibernam, como o urso, ficam semanas sem comer. Também o homem é capaz de ficar em jejum e beneficiar-se disso.

É enorme o valor terapêutico do jejum para nos seres humanos, já que nossa alimentação, normalmente é carregada de açúcares, gorduras e aditivos químicos, que cria em nosso organismo acúmulos de toxinas que precisamos eliminar.

O jejum alimentar pode ser adotado em períodos variáveis. Pode durar horas ou varios dias; ser total, restringir-se a água, sucos, caldos ou frutas.

É uma tradição terapêutica que, bem orientada, pode melhorar a qualidade de vida dos seus praticantes, ao promover a desintoxicação do organismo, com reflexos positivos no humor. Mas, deve ser feito com regularidade, conciência e alguns cuidados.

Pessoas com doenças, em princípio, não devem jejuar, salvo sob recomendação médica. Para mulheres grávidas e crianças, a prática é desaconselhável. Mesmo as pessoas saudáveis devem procurar orientação especializada para a jejuar com segurança e alcançar os efeitos desejados.

O jejum abala o metabolismo do organismo, e isso pode ser benéfico!
O organismo acostumado durante muito tempo com as toxinas, não exercita a capacidade de se adaptar às alterações ambientais que podem aparecer; como ser acometido por um vírus ou por um desgaste de uma atividade estressante demais.
Nos comemos bem mais do que necessitamos. Das 24 horas, ficamos somente cerca de nove em jejum, período esse em que estamos dormindo. Se o encararmos pratos pesados e gordurosos, o tempo da digestão pode chegar a 16 horas.

"Segunda-feira devia ser o dia internacional do jejum", diz o médico, sugerindo ingestão apenas de líquidos durante um dia da semana para quem tem sobrepeso ou é obeso e, especialmente, é sedentário. "Seria extremamente benéfico, estaria depurando o organismo", diz ele, alertando para casos em que a prática é proibida, como aos portadores de diabetes.

E quais são os principais benefícios?

1-) Acalma a mente.
2-) Eliminação das toxinas.
3-) Desintoxição do organismo.
4-) Aumenta a energia e vitalidade do corpo.
5-) Bem estar fisico e emocional.
6-) Melhora do sistema imunilógico.

Com essa informação, concluimos que, com conciência e orientação profissional, poderemos alcançar uma melhor qualidade de vida com a pratica de jejuar.

Existe na internet, muita materia relacionada a este assunto.Que possamos usar esse recurso para o bem individual e coletivo. Isto é sustentabilidade da vida.
Um grande abraço a todos, e não esqueçam. ¨pratique o bem¨.
Andréa Morais.


Nenhum comentário:

Total de visualizações de página