''O QUE PODEMOS FAZER PARA QUERER FIRMEMENTE AQUILO QUE RECONHECEMOS SER O MELHOR PARA NÓS E PARA NOSSA ESPÉCIE?''

29 de mar de 2010

Artigos sobre Jejum #2

fonte: http://www.moinhos-velhos.com/juice-fastingp.htm

Jejum de Sumos para o Corpo, a Mente e o Espírito


Para o Corpo: O jejum de sumos é o método (bioquímico) mais antigo, eficiente e seguro de perder peso indesejado e de fazer com que se sinta bem físicamente, ajudando-o a manter-se em forma e a sentir-se saudável e cheio de vitalidade. É também uma grande ajuda para acabar com vícios.

Para a Mente: Enquanto o corpo se desintoxica, se rejuvenesce e se regenera, a mente, por sua vez, começa a funcionar com mais eficácia. Durante o jejum, o sistema digestivo descansa, libertando energia para outras coisas. Esta energia é utilizada pela mente - trazendo claridade mental. Fazer jejum desenvolve o poder mental e aumenta o controle que temos sobre a mente e os sentidos.

Para o Espírito: Todas a grandes religiões practicam jejum numa forma ou outra. Fazer jejum permite que o corpo e a mente fiquem imóveis, e nesse sossego a pessoa tem mais possibilidades de se sintonizar com os segredos da Vida e de se ligar com o Espírito.

Porque é que é necessário fazer jejum?

Prácticamente toda a gente benefícia com um jejum. Até aqueles que praticam um estilo de vida relativamente saudável têm tóxinas. Devido a velhos hábitos de nutrição (muitas vezes menos bons), a poluídores ambientais, ao stress e ás preocupações da vida de cada um, verifica-se que a maior parte das pessoas possui estes depósitos tóxicos, e que estes podem estar espalhados pelo corpo. A eliminação destas tóxinas traz, na maior parte das vezes, mudanças notáveis e até mesmo extraordinárias.


Aqui nos Moinhos Velhos nós já experimentámos e testemunhámos a reversão completa de algumas chamadas doenças sem cura (como a psoriase), a cessação completa de enxaquecas crónicas, a eliminação de alergias e problemas de costas e o dramático alívio dos desconfortos e dores de pessoas com reumático e artrite, etc. Mesmo que se sinta relativamente saudável, um jejum é uma medida maravilhosa de prevenção contra o envelhecimento e possíveis doenças futuras.


Fazer jejum fornece aos orgãos um período de descanço essencial. As funções de renovação e normalização a nível glandular, metabólico e do sistema nervoso são repostas, acelarando o processo de eliminação de acumulações mórbidas, desperdícios tóxicos e células mortas bem como a regeneração de células e tecidos e o aumento da oxigenização das células.


Fazer jejum de sumos pode ajudar a perder excesso de peso.


Os benefícios de fazer jejum são tantos que as pessoas que decidem fazer o nosso programa fazem-no pelas mais variadas razões. Algumas destas pessoas perguntam-nos se irão perder peso. Se houver excesso de peso irão de certeza perder algum, dependendo do tempo de duração do programa. O jejum é, sem dúvida, um excelente primeiro passo para começar a
perder peso e para alterar maus hábitos alimentares.

As dietas de baixas calorias geralmente falham porque, literalmente, privam o corpode nutrientes essenciais, provocando um desequilíbrio bioquímico ainda maior. Assim, quando já não se consegue suportar mais a dieta pelo facto do corpo já não conseguir aguentar a falta dos nutrientes que lhe têm vindo a ser negados, a pessoa é forçada a consumir aquilo de que o corpo tem falta, seguindo-se uma tendência para abusar em coisas menos boas, e que não só repõem o peso que havia sido perdido como também enfraquecem radicalmente a nossa auto-estima.

Durante um programa científico de jejum de sumos o corpo autolisa ou autodigere as próprias substâncias que tem armazenadas, resintetisando nutrientes e eliminando toxinas. Adicionalmente, os sumos de frutas e legumes, caldos de vegetais alcalinos e chás de ervas fornecem ao corpo vitaminas, minerais e outros elementos essencias ao bom funcionamento e ao mesmo tempo ajudam na sua desintoxicação.

Depois de um jejum, o corpo está muito mais capaz para digerir comida e para utilizar os nutrientes fornecidos pela comida. Os orgãos possuem uma nova vitalidade e ficam livres de preguiça. Se o organismo tiver tendência para sofrer de retenção de liquidos, essa tendência também desaparecerá.

Jejum com água ou com sumos?

Qual é a maneira de obter a melhor purificação?

Já recebemos vários clientes com uma grande experiência em praticar jejuns de água. Estes ficam sempre fascinados com a quantidade de fezes que são eliminadas durante o nosso programa de jejum de sumos de duas semanas. Eles nunca viram nada assim durante os programas de jejum de água a que estão habituados. Durante o nosso programa, com a quantidade ingerida de sumos, caldos, pós e suplementos, e com os tratamentos adicionais, Yoga e Meditação verifica-se que os níveis de energia da maioria das pessoas se mantêm altos. Existe energia suficiente para ir a tratamentos, dar passeios, disfrutar da sauna ou nadar na piscina. Durante um jejum de água é geralmente recomendado que se descanse e se faça o menos possível.

Eu, Frank, fiz o meu último programa de jejum de água há alguns anos atrás. Uma inflamação num dos joelhos não respondeu a nenhum dos tratamentos regulares e nem a um programa de jejum de sumos. Nem o Mike, o nosso acumpunturista altamente qualificado e eficiente, e que já tinha tratado um outro problema que tive nos joelhos uns anos antes, foi capaz de eliminar este novo problema. Como tinha que ficar completamente inactivo durante uns tempos resolvi fazer um programa de 10 dias de jejum de água. No fim do programa o joelho estava quase de volta ao estado normal (talvez também estivesse relacionado com o facto de que, devido ao meu joelho inchado, tivessemos de cancelar uma viagem que tinhamos há muito planeada para a India... um dia depois de termos cancelado a viagem o joelho ficou practicamente bom... talvez fosse o destino a dizer que aquela não era a melhor altura para irmos para a India?!)

Para uma desintoxicação total e purificação geral o melhor é, sem dúvida, o jejum de sumos com pós, ervas e suplementos. Muitos cientistas consideram mesmo que o jejum de sumos é o método de desintoxicação mais eficaz. O Dr. Ragnar Berg, o Nobelista Sueco, que foi considerado o líder da Bioquímica e a autoridade máxima em nutrição, disse: "Durante o jejum, o corpo queima e liberta grandes quantidades de desperdícios acumulados. Nós podemos ajudar este processo se bebermos sumo alcalino em vez de água. Por isso, o jejum com sumos é a melhor forma de jejum." Muitos outros cientistas estão de absoluto acordo com esta teoria.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página