''O QUE PODEMOS FAZER PARA QUERER FIRMEMENTE AQUILO QUE RECONHECEMOS SER O MELHOR PARA NÓS E PARA NOSSA ESPÉCIE?''

15 de dez de 2012

Agua, Ar, Alimentos, Existe uma prioridade?

voce tem varios peixes em um aquario, alguns deles adoecem, e voce subtamente quer tratar dos peixes. Mas não sabe que é a agua que esta suja, então do que vale tratar constantemente dos peixes, se eles estão dentro de um ambiente causador
de doenças?

AGUA
A mesma coisa acontece com nosso corpo biologico. Tratamos superficialmente e raras vezes percebemos a origem do desequilibrio. Se o corpo é mais da metade de água, é notavel a atenção que deveriamos ter com esse elemento. Qual a procedencia da nossa agua? Ela tem metais pesados? tem fluor? é da regiao? é filtrada? é exposta ao sol em galoes de plastico? como nossas mucosas reagem a agua gelada? qual o nivel de pureza da agua(ph)? o que essas coisas causam no organismo a longo prazo?

AR
Antes do AR existem alguns outros alimentos como, a agua, o sol, a troca energética, a antioxidação, mas vamos falar agora somente do Ar, ele um alimento que mais usamos para nos alimentar. Os alimentos que achamos ser a ''base'' de uma dieta normal onivora é aparentemente válida, mas profundamente e a longo prazo é uma das ultimas coisas que um pessoa deveria fazer, ja veremos o porque.

O ar é algo que necessitamos constantemente, nele estão microparticulas de todas as substancias imaginaveis. Um feiche de luz numa sala escura, nos demosntra a quantidade de ''pó'' que existe no ar, isso é a todo instante, não há como não haver pois para onde vemos e vamos existe alguma coisa, e essa coisa, está em permanente transformação, para se ter ideia a maior parte da poeira de nosso quarto é pó de nossa propria pele e residuos de desintoxicação. É o ar juntamente com outros fatores, que oxigena nossas celulas, ele cria efeitos circulatorios em toda corrente sanguinea, impulsionando nutrientes até seu destinatario. Um grande detalhe é que, muitas pessoas, nao aprenderam, ainda, a respirar espontaneamente, de maneira adequada, ou seja, profundamente, usando a capacidade pulmonar ideal para seu biotipo. O Ar é um dos maiores Anti oxidantes para nós. Algo que oxida, é algo que literalmente estoura, disperça, se vai. Se nos manternos anti-oxidados e mais oxigenados, a longo prazo a qualidade de vida aumenta notavelmente, desde a disposição ao levantar, ao sono fácil e tranquilo.
O ar desde muito tempo vem sendo sentido pelos ancestrais e ritualizada desde tempos imemorias, sendo comparado com o fluxo e a vida. A palavra AR no texto original hebraico é ''neschamab'', ja do texto grego é ''pnoé'' que deriva da raiz ''pneuma'' que significa ar, espirito e vida. A palavra Pneuma é comumente traduzida no novo testamento como espirito. A muitas eras os hindus chamam de prana, a ''parte'' do ar que lhe serve como alimento, eles praticam a milenios a chamada ''respiração Yogue''. Vemos que o ar é um dos alimentos mais importantes, desde a muito tempo o zelo para sua correta absorção é praticada, e porque hoje isso nao iteressa muito para as massas???

ALIMENTOS
A quem diga que o seu alimento preferido é arroz com feijao etc, porém infelizmente, isso faz parte de um padrão instituido recentemente, sabe-se que antigamente, a comida era demasiadamente crua. Esse padrão alimentar cozido leva a maioria das pessoas a se esquecerem das mudanças sazonais que sempre foram respeitadas pelos povos antigos, o agito e correria da era ''moderna'' apagou o que boa parte da mitologia citada até hoje representa, que em suma, éra ritualizada em agradecimentos aos astros e mudanças do planeta tais como às epocas equinociais e dos solsticios, onde a produção de determinados alimentos era afetada diretamente! Hoje em dia o que se nota é: comodidade... facilidade... e sal, muito sal.
mudamos de cidade, continente, estação, e na maioria das vezes continuamos a comer os mesmos alimentos. Os indianos com o sistema ayurveda, se aproxima muito dessa mudança sazonal natural, pesquise sobre Doshas.
O que a alimentação cozida afeta no organismo? o que acontece com a agua, mineiras e nutrientes de um alimento exposto ao calor? o que acontece com o corpo ao ingerir um alimento desnutrido a longo prazo? estou comendo alimentos da epoca? Conheço pessoas que viveram uma vida toda comendo cozidos, pq deveria mudar? Qual o custo da alimentação cozida e quanto de energia foi usado?

Isso nao quer dizer nunca mais vou comer isso ou aquilo, errado... não é isso, a questão é, o que a longo prazo isso me afetaria?
Sera que todos os dias o meu corpo consegue limpar a agua para meus peixes nadarem saudavelmente?
Sera que meus peixes estão em agua saudavel nesse momento?
Porque será que a maioria nao esta disposto a se ligar na tomada do conhecimento, sobre esses temas e continuam a tomar seus remedios, a fazer dietas hipocaloricas e regimes limitantes , quando simplesmente, bastaria saber que tudo do jeito que a natureza nos oferece, é o que bastaria...acho muito válido esse pequena sequencia de PRIORIDADES > pensamentos > ar/sol > agua > contato com os elementos > alimentos medicinais > movimentos fisicos > ...

enfim.

Se sabemos que ao agradecer a alguma coisa, esta se encanta, que os alimentos apropriados crus são alcalinizantes e medicinais, que uma agua CRISTALINA nutre nosso corpo todo, e uma respiração mais funda nos da mais saude, o que é que vamos buscar antes de conhecer isso ?

Espero que aproveitam algo deste texto e meditem sobre o que nossas atitudes acabam nos causando. A lapidação de nossos conceitos nos levam a transformação que transcente nosso ego e assim evoluimos.

4 comentários:

Aldo Luiz disse...

Caros amigos.
Bom ano para todos! Todas as bençãos!
Foi e é ótimo conviver com todas as diferenças, os infinitos espelhos e ângulos desta unidade que emana do centro criador de onde tudo vem e para onde tudo vai. Continuemos nosso treinamento de amor incondicional, este é o propósito de nossas existências, seja na beira mar ou no interior, todos buscam sempre mais amor.
Os dedos nas mágoas do mundo são para não perdermos de vista o necessário perdão aos que pensaram poder nos ferir. Perdão a nós mesmos, com nossos programas e memórias escravagistas, nossos verdadeiros únicos escravizadores carcereiros.

Que o ano traga a luz que extingue esta escuridão que nos impede ver o quão vazio é este labirinto do nada em que nos deixamos aprisionar.

Que cada um nesta noite possa admirar as miríades de estrelas e refletir sobre a imensidão da oportunidade deste momento.

Feliz oportunidade nova a cada agora deste 2013, a todos; sem exceções.
Bendita seja a Internet. Longa e saudável vida a todos.
Vos amo e sou grato.

ruisousa disse...

Boa tarde, gosto muito das matérias que aborda no seu site. Acho importantes todas estas informações acerca do nosso corpo, alimentação, exercícios etc.
Gostaria de lhe perguntar se conhecesse um livro sobre o Cérebro, penso que o autor é de origem indiana. Cheguei a baixar esse ebook, não sei de que site e a ler algumas páginas, era interssantíssimo, falava da importância do sol no ceérebro, exercícios etc, mas entretanto perdi esse ebook. Se por acaso estiver identificada com esse livro ou conhecer alguns autores que abordaram esta questão, de um ponto de vista prático e ao mesmo tempo esotérico, diga por favor. Obrigado pela atenção, Cumprimentos.

ruisousa disse...

se conhece*

Natural disse...

seria o livro do Hira Ratan Manek ? http://www.sunnet.com.br/home/Noticias/Metodo-de-olhar-para-o-sol.html

Total de visualizações de página